26 de out. de 2010

O anônimo notável


Hoje o assunto é um pouco diferente, vou falar sobre arte. Não, não é nada sobre Leonardo da Vinci, muito menos sobre Picasso. O cara de quem eu vou falar é anônimo, o anônimo mais famoso do mundo, como alguns costumam dizer!

Sem mais delongas. Estou falando do Banksy, um grafiteiro britânico que costuma expor sua arte nas paredes de Londres e Bristol, cidade onde nasceu. Banksy começou sua vida de artista aos 14 anos e continua até hoje, porém, seus pais apesar de já terem lidado com uma expulsão da escola e uma prisão por pequenos delitos, nem fazem ideia dos outros impactos que seu filho já causou no mundo, eles pensam que ele é um simples decorador.
Não se sabe ao certo quem ele é, como ele é e muito menos o seu verdadeiro nome. Tudo que se sabe é que Banksy é um artivista (quem usa arte como ferramenta de ativismo) que já mostrou ser bem polêmico e sarcástico. Em suas obras são expressas opiniões sobre diversos problemas da humanidade disfarçando seu humor com uma forte e genial ironia.
Se por um lado o anonimato de Banksy é ruim para aqueles que o admiram, para ele próprio é um mecanismo de defesa. Sua ousadia é tanta que sem dúvidas incomoda muita gente. A barreira de West Bank (muro que separa Israel e Palestina), a Disney, os Simpsons, Paris Hilton e diversos muros britânicos já foram vítima de suas sacadas inteligentes em forma de arte. Sim até Paris Hilton! Banksy alterou os encartes internos de 500 CD's da cantora e colocou de volta nas lojas para vender como se nada tivesse acontecido.

Para conferir suas obras basta acessar seu site oficial

6 comentários:

Wan disse...

adorei seu blog. É lindo; Me identifiquei bastante. Beijokas.

Gabriel Lemos disse...

gostei do vídeo, o cARA DEVE SER POLEMICO MESMO


http://curiosomundodorock.blogspot.com/

Victor Pagani disse...

Também gostei do vídeo... Parabéns pelo blog e sucesso!

[]'s

Anônimo disse...

Muito legal as informaçoes aki passadas....parabens pela pesquisa...:D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esse cara é muito bom, e aqui no brasil como no resto do mundo precisamos de pessoas para fazero mesmo porque só assim a popu~lação abri-ra seus olhos para o que está acontecendo com o nosso planeta (ass: Caio)