17 de jul. de 2010

Ajudando a salvar o código florestal brasileiro!


É a coisa está ficando cada vez pior no Brasil quando o assunto é meio ambiente, mas o que houve dessa vez?
Bom é o seguinte: alguns deputados da bancada ruralista querem destruir o código florestal brasileiro!
Mas o que seria o código florestal brasileiro?

O Código Florestal Brasileiro (lei n°4771), é uma versão que entrou em vigor em 1997. Este código delimita os direitos e deveres atribuídos aos cidadãos que, de alguma forma, se utilizam ou beneficiam-se das terras e florestas existentes no território nacional. É constituído de 50 artigos, dos quais há relevância de se ressaltar e comentar alguns.

Artigo 12° - Nas florestas plantadas, não consideradas de preservação permanente, é livre a extração de lenha e demais produtos florestais ou a fabricação de carvão. Nas demais florestas, dependerá de norma estabelecida em ato do Poder Federal ou Estadual, em obediência a prescrições ditadas pela técnica e às peculiaridades locais.

Artigo 21° - As empresas siderúrgicas, de transporte e outras à base de carvão vegetal, lenha ou outra matéria-prima vegetal, são obrigadas a manter florestas próprias para a exploração racional ou a formar, diretamente ou por intermédio de empreendimentos dos quais participem, florestas destinadas ao seu suprimento.

Artigo 26° - Constituem contravenções penais, puníveis com três a um ano de prisão simples ou multa de uma a cem vezes o salário mínimo mensal do lugar e da data da infração ou ambos as penas cumulativamente: h) receber madeira, lenha e outros produtos procedentes de florestas, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até o final do beneficiamento;

Artigo 46° - No caso de florestas plantadas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) zelará para que seja preservada, em cada município, área destinada à produção de alimentos básicos e pastagens, visando ao abastecimento local.

Tá bem explicado, não?
Pois bem, voltando ao principal tema disso tudo, esses deputados da bancada ruralista quer reduzir drasticamente as áreas de proteção e anistiando crimes ambientais. Caso aprovadas essas emendas terão um impacto devastador no Brasil e no mundo.
A avaaz.Org criou um abaixo assinado para que possamos impedir, 141,942 pessoas já assinaram a petição. E para que nós possamos acabar de vez com essa historia temos que alcançar as 200,000 assinaturas.
Então AJUDE, e se SALVE!

Ta ai o link pra quem quiser assinar:

8 comentários:

nadia disse...

eu nem sabia que existia esse codigo, só sabia de algumas leis, bem por cima.. na minha opnião todo mundo tem que ajudar msm

Unknown disse...

na minha opinião todos tem que ajudar sim poi é dever todos ajudarem eu também não sabia desse código realmente só sabia de algumas leis mesmo mas farei o possivel para ajudar

Bóis disse...

Eu assinei e espero que todos assinem pois axo uma filha da putagem pessoas querem destruir as unicas coisas que o Brasil tem de bunito seja a mata ou seja a agua...

abraço nan
parabens pelo blogger muito interessante e bom para algumas pessoas pararem e refletir!!!

Riiberto disse...

' bora assinar aí galeera, precisamos salvar o meio ambiente. O futuro depende de nós. AJUDE !

Cesar Teixeira disse...

Cara , é porisso que gosto da seguinte frase ...


NOTAS BOAS , NÃO IRÁ SALVAR O MUNDO.

Então , nao adianta querer ser um empresario , se no fim , tudo que vc estudou , nao serviu para NADA , pois no final como vemos, A unica coisa que vooc se orgulhará , sera seu diploma .

Biologos , Cientistas , Quimicos , Fisicos AGORA.

@feeh_90_22 disse...

Olha..achu que devemos ter um equilibrio...mais isso eh um absurdo..jah basta aki em sao paulo naum ter arvores..temos que prezervar nossas matas...tem consiencia..e atitude...e tomar cuidados com esse politicos..

Bjusss a todos..

Blog mtt fera..
estao de Parabens

Dave disse...

fico exelente gente
continue assim
cuidando no nosso planeta

Gabriel Lemos disse...

o foda que muita gente não respeita e também muitos não tem conhecimento dessas leis
boa postagem, temos que nos preocupar com nossas matas

http://curiosomundodorock.blogspot.com/