16 de abr. de 2010

Surplus - Consumir para existir, resistir para viver!



Hoje assisti um documentário mega interessante chamado Surplus que fala sobre as Sociedades de Consumo e um pouco de suas consequências, o documentário mostra também o quanto a vontade das pessoas é manipulada pela mídia que pode impor o que ela quer a hora que quer. Socialismo vs. Capitalismo? Pude analisar um pouco das duas situações, um lado te dá o que você precisa e condições de vida, mas tira o livre arbítrio, já o outro te dá o livre arbítrio porém impõe a ditadura do status, o carro do ano, a roupa da estação, o corpo ideal, a personalidade ideal etc.
O que fazer diante disso? QUESTIONAR É CLARO!
Antes de gastar toda a sua economia numa Ferrari MegaBlasterTurbo2000, se pergunte: Pra que? Tirando a porra do Status, o que eu ganho com isso? Ao invés de admirar uma pessoa pelas roupas super na moda que ela está vestindo, admire-a pelo caráter. Não dá pra parar de consumir, pois há necessidades, porém vamos ser conscientes, e parar com os excessos.
Muita gente pensa que é exagero, mas hoje mesmo minha mãe estava comentando sobre um desses programas que passam a tarde na TV que estava entrevistando três adolescentes ricos que eram simplesmente viciados em comprar. Uma garota dizia que trocava de celular todo mês porque a tecnologia avançava, outro dizia que tinha uma coleção de tênis que custavam no mínimo R$ 700,00. Sabe o que é pior? As mães dessas pessoas os apoiam! Eu me pergunto se eles tem alguma noção do mal que estão fazendo pra si mesmos e pro planeta (pq os celulares e tênis vão pro lixão mais tarde e quando eles não puderem mais comprar nada eles perderão a própria identidade).

Bom, tá aí o vídeo, se você quiser abrir um pouco a mente, vale a pena assistir.


@naanlemones

@liirawonders

@gritopormudanca

3 comentários:

CAMILA de Araujo disse...

Parece bastante interessante, ando pensando muito sobre isso esses dias, vou dar uma pesquisada mais a fundo pra ver se me interesso nesse documentário, de qualquer forma, ficou a dica ;)

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Thaís (: disse...

Eles querem te vender, eles querem te comprar ♪

pois é, é o mundo capitalista no qual vivemos. E a tendencia é só piorar, com a globalização fica muito mais facil comprar algo da Euroupa, ou do Canadá. Otimo questionamento sugerido 'pra que?'

Ah, tá fodão o Blog, parabéns! (:

By. Thaís *--------*

Anônimo disse...

Cara que grande os textos do seu blog achei legal vc espor suas opinião aqui dessa forma espero que muito entendam o que vc quer